Image
Image

(Por: Ministério da saúde. )

Causas

A Síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade, especialmente nas áreas de educação e saúde.

Image
Image

A principal causa da doença, conhecida também como "Síndrome do Esgotamento Profissional", é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sobre pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior. 

Image
Image

A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para cumprir. Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

Ana Maria Rossi, psicóloga e coordenadora no Brasil da "International Stress Management Association" no Brasil (Isma), disse que uma pesquisa realizada pela organização ao longo de 2018 identificou que 72% dos brasileiros têm alguma sequela do burnout, seja em nível leve, intermediário ou alto. Entre essas pessoas, 32% sofrem de burnout.

Gostaria de fazer o teste?

Mais

Outros temas

Image

News

Sintomas

Algumas pessoas passam por todos, mas outras não. E eles podem ou não aparecer em ordem, o texto a seguir serve como um indicador de sinais a se prestar atenção.

Image

News

Tratamento.

O tratamento da Síndrome deve ser orientado por um psicólogo ou psiquiatra, é feito através da combinação de medicamentos e terapias dentre 1 a 3 meses.

contato

De sua opnião ou sugestão sobre o site.